terça-feira, 30 de junho de 2009
280609
Ando às voltas a esquecer quem sou
Bebo a noite até o Sol chegar
Ele sempre me encontrou
Só o amor me faz correr
Só o amor me faz ficar
Só o amor me faz perder
Só o amor me faz querer mais
Nao sei viver sem ter de viver
O que me dao ja nao sei gostar
Nao se perde o que nao se quer ter
Cada vez mais sem esperar
Só o amor me faz correr
Só o amor me faz ficar
Só o amor me faz perder
Só o amor me faz querer mais
E se for a primeira vez que os teus dedos
Tocam a luz da manha
Da-me a tua mao, respira o ar do dia
Talvez nada mais
Só o amor me faz correr
Só o amor me faz ficar
Só o amor me faz perder
Só o amor me faz querer mais "
quarta-feira, 24 de junho de 2009
Clandestino
Também quiz que o "nosso" amor tivesse sido assim ... Quiz unir-me inseparávelmente a ti ... Quiz ter o nosso humilde tecto, pequenino ... Quiz não pensar no tempo mas quiz que o tempo não passasse e ao teu lado um dia durasse anos luz ... Quiz que o nosso primeiro filho dormisse no meio de nós enquanto os nossos olhos sorriam até que adormecessemos abraçados os tres em "fila", tu beijasses o (a) menino(a) e depois a mim numa sequencia carinhosa. Quiz que o nosso amor tivesse sido como o de Baltasar e Blimunda ( Memorial do Convento)... Quiz que o nosso amor fosse uma aventura ... Quiz que fosse rejeitado por uma ala, para ser VIVIDO ... Quiz que fosse rejeitado por uma ala, para ser contemplado em cada encontro ... Quiz que fosse rejeitado por uma ala, para ser abençoado, não por Deus,que nao acredito, por nós!
Rejeitado por uma ala, para se tornar demasiado indispensável... por uma ala, para ainda mais apetecível ...
Dias seguidos sonhei com esta canção, mesmo antes dela ter existido ... sonhei que chegávas do trabalho à meia noite com um ramo na mão feito por ti, e eu esperava te sentada nas escadas da entrada com uma flor na mão. . . quando ouvisse os teus passos, ia buscar o menino ao colo, para um beijo nos dares na testa em sinal de segurança, e nos levares novamente para dentro ...
Apagam-se os candeeiros a óleo, menos o da entrada. Empurram-se as cortinas, trancam-se as janelas por uma noite. Vais deitar a criança no berço, quando chegas eu já dormia, tapas-me devagarinho com o cobertor e dormes agarrado a mim, ouvindo o gizo do "bebé" ainda a dar sinais de estar acordado(sorriso), mas entretido, e assim adormecerá. Uns anos mais tarde, ensinamos-lhe a contar carneirinhos. :)
Maria
terça-feira, 23 de junho de 2009
E quem leva os meus ( fantasmas) ?
Hoje, o meu coraçao foi alvo de muitas pancadas... está durido :(
Vou mesmo pensar nos meus amigos que " me dizem onde é a estrada" : Luisa Joana Didier Chico Mauro Diana Raquel Sandro Gualter Rafael Tania RicardoFouto Nádia
Não é fácil esquecer-me deles depois destes anos. . .
Aproveito para lhes desejar muuuiiittta boa sorte para o futuro e dizer que, os momentos que vivemos, jamais se defragmentaram dentro de mim ... Dizer que o tempo passa a correr, a vida não pára.
Dia de exame de história, também desejo que todos passem.
Ao menos alegro-me um pouco por vós :)
Adoro-vos do fundo do coração. Agradeco por terem estado comigo nos momentos em que me senti inútil e desprezada, falhada e sem volta a dar. Se não são os amigos a levantarem-nos para cima ...
segunda-feira, 22 de junho de 2009
Lágrima diz-me quem és e porquê
O coraçao treme com dor. E os meus olhos já só vêm as coisas que estão em frente desfiguradas, com as lágrimas a tornarem inacessível a visão clara.
E as minhas mãos apertam o lençol branco até ficar enjelhado, é a raiva, e acariciam de leveas lágrimas, imaginando que é a mão de outra pessoa, ou imaginando ainda que,a lágrima é o motivo personificado - em carne e osso, que originou o choro, querendo compreendê-lo e ser até amiga dele. As nódoas negras, as olheiras,vão-se afirmando e encostando debaixo do meu olho.Cabeça, tronco e membros, vão-se fechando, como as tulipas fecham ao escurecer, vão-se encolhendo como o caracol ao entrar para a sua carapaça, como uma fotossintese deslocada e inversa das borboletas, não diverge, converge. O rio só sabe correr pela colina abaixo, e vai desaguando, refrescando as minhas margens, pudera refrescar-me a alma ou roubar-ma. Molhar a raiz dos meus cabelos, ficarem naturais ... Choverem nos meus lábios, regando as plantas que querem crescer e desenvolver - são as palavras. Tornarem-se mais adultas.
Escorregar pelo meu pescoço, como o teu beijo perigoso que me faz sentir que tenho que fugir e escapar. Decifrar os meus lugares mais " obsenos" e mais inacessiveis, o seio do rio. Contornar a minha bacia, quase se desfazendo a lágrima ... Não foi sugada pelo umbigo. Retoma viagem até. . .ao destino - a terra; o lençol;o lavatório; os paralelos da rua; a superficie do rio perdendo-se nele;o baloiço - cronologia de recordaçoes passadas, a infancia;o prato do pouco apetite;a varanda - cai-lhe tão bem a noite estrelada ...o reflexo da lua emdiabrada por raiar magia... Os seus raios transportam fragmentos de brilhantes celestes; o som de uma cítara; de um cravo; de um violino;do mergulho das ondas do mar da ilha perdida.
Uma vez eu corri para ti, agora eu correrei de ti.
Maria
domingo, 21 de junho de 2009
Marcha orgulho gay
É muito importante a mudança de mentalidade em relaçao a lésbicas e gays porque nenhum de nós tem o direito de desprezar o principio liberal, segundo o qual os homens são iguais no nascimento! Digam-me lá o que é mais fundamental : uma sociedade que respeite os valores,mesmo que estejam em oposição a estes,são valores e portanto têm que ser cumpridos ao rigor OU uma sociedade em que TODOS,mas TODOS sejam felizes ?
As pessoas devem consciencializar-se e não ignorar, aqueles que assumem uma sexualidade diferente da heterossexual, são diferentes por isso?? Até são bem corajosos porque se opoem à vergonha!
Já ouvi quem dissesse assim : " preferia ter um filho drogado do que homossexual" !
Que sociedade preconceituosa e estereotipada. Deixa-me triste e com uma raiva incessante. Antes de os julgarmos, mas isto aplica-se a diversos contextos, devemos pensar assim : " e se fosse eu? e se acontecesse comigo? gostava que os outros me tratassem mal e nao se aproximassem de mim?" ... Até os caes têm direitos!!! :) e ainda bem, ninguém disse o contrário.
Não estou a dizer para serem "lésbicas"/"gays", eu não apoio a extinçao da heterossexualidade, so acho que o minimo que se pode fazer, é respeitar quem
o é.
Porra, não se acorrentem a certos e determinados valores, que impoem a sua concretizaçao, na maior parte das vezes, só porque a sociedade diz que os temos de respeitar e os cidadãos só para nao ficarem "mal vistos", fazem o que mandam, mesmo que isso nao esteja certo, mas infelizmente e cada vez mais, não importa o que está certo, importa quem tem razão.
sábado, 20 de junho de 2009
FASCISMO NUNCA MAIS
:) ISTO SIM! Não tenho vergonha nenhuma em admitir!
Viva ao PCP! A vitória é dificil, mas é NOSSA! Somos alvo de algumas " bocas" algumas vezes, porque queremos deixar as pessoas bem informadas, queremos levar às pessoas a VERDADE, nao queremos fazer destas analfabetas nem cegas e, é por isto mesmo, que nos " criticam", não querem que o povo saiba a verdade, querem tapar os olhos, a consciencia do povo, para continuarem lá no regime corrupto.
Não vos deixem tapar os olhos, nem sejam instrumentalizados. Queirao seguir o caminho da verdade, da justiça, da amizade entre todos os povos, da igualdade, da coerencia, da aceitabilidade de todos os seres humanos, rebaixem o fascismo, a opressao, o autoritarismo, o capitalismo neo-liberal, todas essas farças que tiram a liberdade ao homem, que o viciam.
Não sigam a politica nem de Hitler que seleccionava as pessoas, practicava o eugenismo, a eutanasia, a esterilização, nem de Salazar que nao permitia o voto da mulher, nem dos EUA - os culpados de todas as crises até aqui presençiadas, fruto do " RAIO DO CAPITALISMO" .
sexta-feira, 19 de junho de 2009
O que pensa da continuaçao de Barroso na liderança da U.E. ?
De qualquer das maneiras, sou inteiramente contra esta Europa de Maastricht que permite aos estados mais fortes, dominarem, dissuadirem em virtude de suas conveniencias, os países mais fracos e mais pobres, pressionarem estes! Um autentico " jogo do monopólio" .
Este nosso país, passou 50 décadas a ser orientado por uma dualidade partidária, que eu assemelho a.... Terroristas; autenticos policiais repressivos; salazarentos; marcelos caetanos, socretinos, com todo o respeito ( ?? ). Não dão nada a ninguém, nem mesmo cadeiras de rodas aos individuos com incapacidades motoras.
quinta-feira, 18 de junho de 2009
" Um Racismo Diferente"
quarta-feira, 17 de junho de 2009
Desisto de certas pessoas, homens e mulheres. Este texto é para aqueles que me subordinaram até aqui, para aqueles que nao acreditam nas palavras que saem da minha boca.
sexta-feira, 12 de junho de 2009
Noite de S. António ...
Perfume intenso ao rosmaninho, manjerico e sardinhadas invadem os bairros mais antigos e típicos de Lisboa... Bairro Alto e Alfama, a alegria paira no ar. Decoram-se largos e ruas com mastros, balões e arcos de papel às cores. Arma-se o arraial, anima-se o bailarico ao som da música popular, bebe-se vinho e comem-se sardinhas assadas. Num ambiente alegre e fortemente marcado pelo aroma agradável dos manjericos, o tempo é de convívio, petiscos e muita animação. As casas do Fado ... os restaurantes minúsculos e tradicionais... as tascas ... as ruas apertadinhas... Os cantos para se namorar... os chafaris ... os fios coloridos entrelaçados uns aos outros presos às varandas ... O povo dança em roda, os portugueses enchem as ruas antigas e patrimoniais, havendo uma enorme cumplicidade...
Portugal veste-se de festança começando por Lisboa com o Santo António. Celebrasse com foguetes, manjericos e as marchas dos bairros antigos desfilam nessa noite pelas ruas e avenidas. . . A festa popular mais bonita que temos ... Um Real episódio épico ...
quinta-feira, 11 de junho de 2009
Não há-de ser nada . . .
Se até aqui, fiz tarefas " contra" a minha vontade, obrigaçoes, também consigo desta vez . . .
O mal é estar numa fase confusa, exaustiva, mas gosto de estudar!
Nao tarda nada, começa uma nova etapa . . . :)
Entrarei na primeira opçao ?
Segunda?
Terceira?
Sexta?
E o curso??
Desporto ligado á natureza e turismo activo??
Ciências políticas?
Ecoturismo??
Agricultura e recursos naturais??
Geografia??
Uma coisa é certa . . . Se perguntarem por que região tenho preferência, eu diría. . . Alentejo ou Lisboa!
Está em jogo a cultura, as pessoas, os horizontes, a própria " fotografia"...paisagem - Os bairros "líricos", históricos e bélicos de Lisboa, o relevo dos vales; a arte citadina e das casas alentejanas, o convívio popular, o fado marco nacional, como nao podia faltar, a história de homens e mulheres trabalhadores que o amor sincero uniu, nem o sacrificio e as dificuldades, o debateram, reunificam-no...Um amor que provém da terra, da foice, da enchada, os cantares, as tradiçoes, as " tascas"... Quero conviver com essas situaçoes . . . Os Alentejanos são malta muito agradável :)
Olha o que tu me fazes ver ...
Olha a pacificidade que trazes ao meu mundo ...
Olha os sonhos que tu me fazes acreditar ...
Olha a casa onde vamos habitar ...
Olha no que tornas-te a minha vida ...
Olha no que me tornas-te a mim ...
Olha a explosão de sentimentos que fazes acontecer...
Olha um amor sem regras ... uma paixão " animal" ... um amor utópico, espiritual e carnal ...
Olha a praia paradisíaca que tu me mostras ...
Olha os lugares longinquos onde me levas ...
Olha a natureza que nos envolve ...
Olha o amor natural e selvagem ...
Maria
Diga um " SIM" enoooorme às ENERGIAS RENOVÁVEIS
Não queira proteger-se apenas a si, PENSE no meio ambiente - o que de mais valioso o Planeta POSSUI.
O governo devia tomar a devida iniciativa e apostar nestas energias saudáveis, são uma mais valia e garantem melhor qualidade de vida, mas parece que andam " entretidos", com aquilo a que eu chamo: iniciativAS " TGV'S" ...
quarta-feira, 10 de junho de 2009
...
- O que menos desejava ter.
O que nao tens?
- O que mais desejava ter.
O que tens que nao gostarias de ter?
- A maior parte de tudo . . . Desde o carinho material, que muitos humanos robotizados julgam que resolve qualquer problema, desde a minha acertabilidade para cometer as falhas menos consistentes e prováveis, desde pensar que o amor tudo resolve quando bate à porta sem que estejamos preparados para abrir logo a porta, abri-la aos poucos e poucos com medo que nos venha ainda mais roubar a mínima felicidade ou, simplesmente nao abrir e por consequencia desvalorizar a maior necessidade biológica de todo o Homem. Não acredito que.... criminosos, prostitutas, traficantes de droga, terroristas da Alqaeda, políticos mais severos e indivíduos frios, consigam ser indiferentes e nao sintam uma " pontinha " de amor.
Continuando a responder à mesma pergunta ... O medo, que muitas vezes fora um entrave no meu caminho gradual, impossibilitou-me de experimentar a sensaçao da montanha russa; da queda livre; do skydrive; de mergulhar debaixo de água sem uma das maos a tapar o nariz; de sobretudo comunicar com o meu pai que me dava cada " acelaradela", que quantas menos vezes falar com ele, " melhor" ... o medo em dizer que o amo, a ele, e admiro invejosamente a cultura que adquiriu e nós jovens de hoje, não temos e eu pergunto porquê? Será só culpa nossa?
Medo em ser ultrapassada, pisada, empurrada para trás, tombada pelos outros. Os outros são pessoas más? Fazes-me lembrar as crianças com essa pergunta... Não sao más, só têm uma percentagem de frieza e amargura, tal como eu, mas nao se culpem por isso.
Continuando a responder à mesma pergunta ... Viver num Mundo urbano em que a emanecipaçao tecnologica, automática e industrial, vêm mudar drásticamente a visão do Mundo pelo proprio Mundo e afastar os seres humanos da receita e da realidade mais verdadeira e mais coerente, das opçoes de vida mais válidas para o bem estar comum, e ao afirmar tal coisa, refiro-me aos Homens, animais, floresta e recursos hidricos da Terra. Vêm interromper os processos naturais das pessoas e viciar estas, dessa forma nunca poderão ser livres. Nascem( mos) com este forte e justo legado e vão perdendo tal legitimidade à medida que se deixam manipular pela publicidade, opiniao publica, sectores dominantes, estado e empresários. Porque continuam a acreditar confidencialmente no materialismo e na sua eficácia enganosa, nao se consciencializando das graves complicaçoes e escassez de meios humanitários e utensílios em partes do globo, como é o caso do Continente Africano. Conclusão, o poderio material é assim tao credivel e favorável ao Humano? Tao moderado? Tao precioso na vida das pessoas? Tao aliciante? Tao suficiente? Definitivamente nao. E por isso é que demonstro o "ódio" que transporto relativamente ao mesmo ... porque o seu avanço so veio gerar sérios problemas no que toca à competitividade - só favorece e hade continuar a favorecer os países mais desenvolvidos, à dominancia - os estados ( capitalistas) mais fortes exploram os mais pobres, e à pobreza extrema - uns enriquecem à custa de outros que poderiam estar " tão bem" como " nós", visto que possuem condiçoes saudáveis para isso, se formos a analisar: qualquer país menos desenvolvido é altamente rico em recursos naturais.
... Mas, o amor seria a solução para todos os males. Quantos aqueles que, materialmente nao usufruem de muito, mas vivem de um amor profundo e sincero, e por isso têm tudo. Possuem o mais fundamental e precioso de todos os tempos e nada o conseguirá deter : o amor, francamente mais útil que o capital e as disposiçoes materiais.
Será que nao há uma pessoa só, que pense da mesma maneira?
Sou tao sincera ... para algumas coisas.
O que nao tens que gostarias de ter?
- Frieza maior, coraçao frio, indiferença como já o fizeram comigo e mal de mim se fosse a única, voltar a trás com a ultima palavra seria imperdoável, por isso diría que sendo uma pessoa mais recta, metódica e exigente, as sensibilidades com que me confrontei apesar de nao me ter conformado, passariam mais ao lado e nao causariam efeitos tao adversivos como já causaram ... No presente já nao ...
- Poder argumentativo face a um publico, o àvontade suficiente para me sair lindamente num trabalho de liceu, a auto-confiança necessária para defender claramente uma tese, referir os pros e contras sem grandes rodeios, como a lingua popular é habitual dizer, sem nenhum " emplastro" psicologico a atrapalhar, sem brancas e interrupçoes que advêm da pressao que os outros exercem sobre nós e deixam com medo advastador. Sem querer dar a noçao de egocentrismo que eu gostaria de cativar, atrair devido às minhas ideias e disposiçao no momento em que somos chamados para prestar provas. E, continuando a responder à mesma pergunta ... Não tenho muita coisa: desejava ser uma pessoa ainda melhor, ainda mais capaz, ainda mais destacável, mas não sou. Não sou exactamente " boa" no que sei fazer de melhor, por vezes nao conseguimos ser suficientemente bons no que gostamos mais de fazer, talvez por... ter a noçao que é o que gosto de fazer e que, terá de correr na perfeiçao e depois, corre ao contrário e sinto-me inutil, desvalorizada, sem utilidade nenhuma. Isto acontece porque tenho medo das pessoas ... Medo ... que nos corta a garganta como se fosse uma lâmina fina mas aguda... que nos impede de estabelecer uma transmissao ... que nos coloca uma tábua de madeira na garganta e nos esteriliza o que idealizamos, possssa mas as ideias, a vontade estão lá!
- UM BALAO A GÁS QUE SOBREVOASSE SOB AS ÁGUAS DOS OCEANOS DO MUNDO, UM BALAO A GÁS QUE ME LEVASSE A OUTROS LUGARES, EM BUSCA DE UM LUGAR MELHOR TAMBEM, EM BUSCA DE AMOR AO PROPRIO PLANETA, EM BUSCA DE VALES, MONTANHAS, ILHAS E PRAIAS PERDIDAS, PARAÍSOS QUE FARIAM O MEU CORAÇAO CHORAR DE ALEGRIA E DOR AO PONTO DE QUASE EXPLODIR POR OBSERVAR TANTA BELEZA AO MEU ALCANÇE E NAO LHE PODER TOCAR, A MINHA PELE ARREPIAR DE PRAZER ACABANDO POR EXPRESSAR UM ORGASMO, FECHAR LEVEMENTE OS DOIS OLHOS E DEIXAR-ME ENVOLVER COM OS SENTIDOS, SENTIR QUE ESTOU PERTO DE ALGUMA FORÇA ESPIRITUAL QUE ME ATRAI ATÉ SI ... SENTIR AS NUVENS BRANCAS E O CEU AZUL A UM PALMO DAS MINHAS MAOS, SENTIR QUE EU MESMA CONSEGUI PRODUZIR ... CONCRETIZAR A MINHA UTOPIA, SENTIR QUE... QUE VIVO UM SONHO PIONEIRO ... PRECISO DE ESTAR PERTO DA NATUREZA, PORQUE SE ESTIVER, ESTOU MAIS PROXIMA DE TI, MAIS PROXIMA DE MIM, MAIS PROXIMA DO CAMINHO QUE SEMPRE PROCUREI...
ANDA, VEM FAZR PARTE DO MEU SONHO, ENTRA NO BALAO COMIGO, VAMOS PROVAR O NOSSO AMOR COM UMA COLHER, VAMOS SER LOUCOS OS DOIS, VAMOS SER COMO ANIMAIS NO SEU HABITAT, VAMOS CONSTITUIR UM NOVO MUNDO NA TELA AZUL, UM NOVO MUNDO NO AR, NO CEU, EM QUE, AS PESSOAS QUE DESEJAM ENTRAR POSSAM VOAR ... E VIAJAR EM BALOES COMO NÓS... NUMA VIAGEM ITERNA ... DAR A VOLTA AO MUNDO TODOS OS NOSSOS DIAS... EU ABASTEÇO-ME DE TI, TU DE MIM.
QUANDO QUISERMOS TOMAR BANHO, BASTA SALTAR DO BALAO PARA O OCEANO PACIFICO, ATLANTICO, INDICO OU PACIFICO ... OS DOIS DE MAOS DADAS COMO SE VOAR FOSSE POSSIVEL ... HÁ PIRILAMPOS À SUPERFICIE DO OCEANO PACIFICO, ATLANTICO, INDICO OU PACIFICO... ELES SAO DOURADOS E BRILHAM INTENSAMENTE, O SOL DIZ-LHES PARA FAZEREM UMA ORGIA DE RAIOS ... A AGUA TORNA-SE EXTREMAMENTE APETECIVEL E OS NOSSOS CORPOS AINDA MAIS BELOS, MOLHADOS, DAS DUAS MANEIRAS. Maria Deolinda Pessoa