domingo, 10 de janeiro de 2010

"Ela" tinha medo de andar de avião, dizia que jamais andaria de avião na sua vida e que tinha medo. Mas a meio da semana recebo um telefonema "Dela" a dizer que ia à Inglaterra.
Tenho orgulho "Nela",
Até quando não me deixa estar com o namorado,
Até quando discutimos por o quarto estar desarrumado,
Até quando diz que não posso sair à noite.
Tenho orgulho na minha Mae, por ter andado de avião
Tenho orgulho na minha Mae, por descobrir coisas novas.
Tenho pena da minha Mae, porque nunca sai de casa.
Tenho pena da minha Mae, por não ter conseguido ser feliz como "Ela" queria, "Ela" nao diz, dá a entender.
Mas tenho orgulho "Nela" porque ainda vai a tempo. Eu digo-lhe sempre,algumas vezes em discussoes, que o tempo só pára quando as pessoas morrem. Se o tempo dela ainda não parou é porque o Deus "Dela" quer que faça algo mais. Talvez..... ser feliz delineando essa felicidade.
Tenho pena da minha Mae por ter uma filha como eu. Não tenho qualquer problema em falar mal de mim. Tenho a noção que podia ser bem melhor, mas não reúno todas as condiçoes para sê-lo. O Mundo exterior.
Se não fosse inteligente, nem me interessasse pela vida,pelo conheçimento, filosofia,pensamento, sociologia, aceitava muito melhor certas maneiras de agir minhas.Escassa motivaçao, Mae.
Como é que eu a perdi, logo agora?
Como é que eu me perdi?
Não vale a pena querer (que egoismo... querer alguma coisa sem fazer por isso) e desejar muito uma coisa durante muito tempo ou muitos anos, não tendo meios como a alcançar, mas Mae eu fiquei parada? Sabes tão bem quanto eu que não E NEM ASSIM passei da planta aos tijolo,tornei o sonho em realidade. Passa-se muita ficção na minha cabeça Mae. Eu parecia uma pessoa cega, não apalpava o real.
Tenho pena de ti por teres esta filha que só idealiza... idealiza...
pena porque talvez quizesses ter as oportunidades que eu tive e as AGARRASSES, como eu nao agarrei.
Quando escrevo é quando falo ('com alguém') mas não posso.
Tenho orgulho em ti por aguentares sem mim e teres aguentado o piorio. Quem disser que na vida é troca por troca, acredito, mas material! Trocas imateriais nao existem. As que deviam existir. Por isso, uma pessoa que tenha sofrido durante um longo tempo não significa que seja recompensada e venha a ser feliz.
Eu desejo-te isso. O que desejo para mim, desejo para ti e para vocês (pais*), o que não tenho que tanto desejava. Se tento ser feliz mas não consigo, resta-me olhar para as outras pessoas e senti-las felizes, olhar para a Ines e ver que ela não segue os mesmos passos que a irma (Eu).É um suspiro à escala sentimental saber uma coisa dessas.
Não quero saber quem vai morrer primeiro, não quero que nenhum morra e nem a morte tem o direito de os roubar, arrancar, tirar de mim. Para isso, porque não morremos os quatro no mesmo dia à mesma hora? Ou então porque não morro eu primeiro?
Já estou distante, não vos perdi, mas separámo-nos. Sinto a vossa falta a cada partida, a cada chegada,a cada dia.
É a vossa ausencia que me poe a pensar como será a minha vida a partir do dia em que não vos terei CÁ comigo.
Eu sei que vocês não sabem que sofro por estar mentalizada que um dia vão morrer, não sabem o quanto isto me faz chorar.
Sou muito complexa, olho-me ao espelho, vejo que cresci, olho os vossos rostos, vejo que estao a envelhecer. Não gosto quando Voces os Dois fazem anos.
Eu não estava preparada para isto,Pais.
Faz-me confusão pensar que um dia também estiveram dentro de um óvulo, a seguir foram bebés.E agora... aproximam-se do extremo.
Pais vejam como eu tou... devia estar a estudar para a frequencia de turismo de amanha. E estou aqui a assumir,o que eu nunca admiti mais cedo.

Maria

3 comentários:

  1. O quanto os amas?...

    Bem, dizem que mais vale tarde que nunca. Disso, ao menos, também tenho a certeza. A vida não é fácil MJ, nunca foi e resta-nos a nós lidarmos com os problemas da melhor forma que conseguirmos.
    Não existem becos sem saída e mesmo um erro adquire, por vezes, contornos de algo certo, muito certo.

    Ainda há tempo. Tempo para tanta coisa. Agarra em todo aquele que conseguires e aproveita-o.

    Por vezes, a única maneira de fazermos os outros felizes, é fazê-los ver que conseguimos ser felizes também. Fazê-los ver que o amor que eles nos têm deu fruto, que está aqui. Aqui, bem dentro de nós. Que o amor deles nos fez crescer,nos fez melhores...nos fez fortes.

    Há uns dias, numa pesquisa para um livro em que tenho andado a trabalhar, encontrei esta frase: "Aquilo que nunca virá novamente é que faz a vida tão doce." Emily Dickenson

    É por isso que a vida é tão única, um misto de felicidade e tristeza, saudade, perda, melodias, sons e cores. Só passamos por ela uma vez, só vivemos uma única vez.
    Somos seres com sorte, penso. Temos capacidade para amar e conseguimos ter consciência disso. Conseguimos mostrar o nosso amor e colocá-lo em prática. Conseguimos amar e ser amados e isso, é o que torna toda a nossa existência significativa.

    Tudo tem um fim. Ou assim dizem. Eu prefiro acreditar que em nós existe a continuação...
    Somos o que somos, como somos. Jamais seremos um erro. Jamais. Porque somos amados e porque amámos de volta.
    Tens tempo. Para amar e seres amada. Para tornares a tua vida e a dessas pessoas uma viagem que valha a pena, uma viagem doce.

    Torna cada segundo inesquecível, cada laço inquebrável, cada memória imperecível...

    Mereces.

    Beijinhos, Rute.

    ResponderEliminar
  2. Estava para sair, ia rezar junto do Santíssimo Sacramento .Como tinha um pouco de tempo vim à net .Por casualidade encontrei o teu blog.
    Talvez a tua mãe nuca venha a ler isto de tão belo que tu escreveste.Também sou mãe e pensei que esse grito saído da tua alma poderia ser duma filha minha!....Fui junto de Jesus e rezei por ti e por tantas Marias que como tu se debatem com problemas semelhantes.No silêncio do meu coração senti que és muito amada pelo amigo de todos os momentos -JESUS-Quantas vezes ELE te tem pegado ao colo!...e tu sem te aperceberes também o amas tanto!...Maria na verdade o tempo passa breve,o que hoje se perde jamais se recupera não desperdices o teu tempo,e aproveita todas as oportunidades para dizeres aos teus pais que os amas ,abraça fortemente a tua mãe faz-lhe sentir o quanto a amas,e não te esqueças qe continuas a ser a sua menina tal como a tua irmã Inês.Constrói a tua felicidade e verás como a vida te sorri.
    Sem saber quem és ,te abraço com ternura
    Uma mãe

    ResponderEliminar
  3. Tu és linda Maria, e não falo do que se vê fisicamente, falo antes do verdadeito TU.

    "Tenho pena da minha Mae por ter uma filha como eu." - A tua mãe terá MUITO orgulho na filha que tem, muito mais do que aquele que eu já senti a ler teus pensamentos. Porque tu és Bem. E o Bem és tu!

    Não te deixes levar por pensamentos negativos, porque tu não os és! Não és menos que ninguém, não és pior que ninguém, não és ninguém...(ÉS ALGUÉM!)

    Não sei se o fizes-te ou se farás, mas a tua Mãe iría gostar de ler o que lhe escreves-te. Não deixes passar mais tempo.

    Não receies o futuro meu anjo, serás feliz! Não tenhas pressa, porque quando tiver de vir virá (a tua felicidade verdadeira).

    Beijinho Maria* Que a tua Mãe re-encontre a felicidade, que a tua irmã continue sendo feliz, que teus pais se amem a eles mesmos e à magnífica filha que têm, e tu Maria já sabes o que te desejo. E por agora, que a frequência de Turismo te tenha corrido bem!

    Álison

    ResponderEliminar